A respeito do nome

Dentre tudo que se percebe  importante nas Sagradas Escrituras, certamente a importância dada ao nome se destaca.

Percebe-se no Texto Sagrado que o nome de cada ser ou até mesmo de cada coisa descreve a essência, a história e a missão daquilo que se nomeia. Assim, os lugares têm nomes que identificam suas características, as festas têm nomes que remontam a sua história, as cidades têm os nomes que representam seus habitantes, sua atmosfera, sua localização.

Desta forma, tudo que recebe um nome nas Sagradas Escrituras, este nome tem sua razão de ser. Desde uma pedra, uma árvore, um rio, um animal até um homem ou um anjo, cada nome dado tem sua razão e na verdade este nome não poderia ser outro, pois somente seu próprio nome identifica e representa o que esta sendo nomeado.

Observe com qual reverência o Texto Sagrado trata dos nomes.

No caso do homem esta importância é ainda mais especial do que para todo o resto.

Pelo Texto Sagrado percebemos que o nome dado a um homem identifica sua personalidade como também sua missão neste mundo. Note também que o nome de alguém é recebido e não escolhido pela própria pessoa. Geralmente a pessoa recebe o nome de seus pais, embora haja nas Escrituras outras formas pelas quais alguém recebe um nome. No caso de ser servo de alguém, como sinal de autoridade do senhor e de submissão do servo, o senhor muda o nome de nascimento do servo.

Assim lemos nas Escrituras que Adonai mudou o nome de Abram para Abraham, de Iaacov para Israel. Mashiach (messias) mudou o nome de Levi para Matitiahu, de Shimon para Kiefa.

Também Nevukadnetsar mudou o nome de Daniel e de seus três amigos.

Ninguém pode mudar o nome de uma pessoa a não ser que este seja seu servo.

Sendo assim, alguém que tenha o nome de Iochanan deve ser chamado Iochanan em qualquer lugar que esteja e por todos que se refiram a ele. Iochanan é seu nome próprio, particular.

O nome de cada pessoa carrega a sua energia que se manifesta quando o nome é pronunciado. Por este motivo é que as hostes das trevas que governam este mundo não respeitam os nomes.

Por saber disso o salmista escreveu: “Eu disse a יהוה: És tu o meu Senhor; minha felicidade não está em nenhum destes demônios da terra. Eles se impõem a todos os que os amam, multiplicam seus ídolos, correm atrás deles. Jamais derramarei suas libações de sangue, nem porei seus nomes em meus lábios.”

O desrespeito do governo deste mundo aos nomes está representado no livro do profeta Daniel quando Nevukadnetsar muda o nome de Daniel e de seus três amigos que são todos nomes de adoração a יהוה por nomes de adoração aos ídolos de Babel.

Quanto a mudança dos nomes de língua hebraica, o pecado é infinitamente mais grave por o hebraico ser a língua santa dentre todas as línguas.

Não fazendo caso disto foi que o governo deste mundo usurpou a história do povo de Israel alterando o Texto Sagrado, mudando o nome das pessoas. Fazem isto da mesma forma e pelo mesmo motivo que também fez Nevukadnetsar. Blasfemam contra os céus tentando se fazerem senhores, mudando os nomes do Texto Sagrado e induzindo todo o mundo a aceitar a mudança, obtendo êxito sobre o povo que perece por falta de conhecimento.

O governo deste mundo representado por Roma mudou até mesmo o nome de Mashiach. Usurpou da história de Israel e lançou seu principal personagem chamado Jesus Cristo.

E este não é senão o falso mashiach predito pelos profetas e pelo Mashiach e denunciado explicitamente através de todo Texto como podem perceber todos quantos tem zelo pelas Sagradas Escrituras e incessantemente se dedicam ao Seu estudo.

Também a mudança do nome de Mashiach é figurada pela mudança do nome de Iossef (josé), que vendido como escravo foi levado ao Egito.

Ora, o nome de Mashiach não foi escolhido por homens, mas anunciado por um ser celestial desde antes de Seu nascimento.

O anjo disse a Miriam (maria): “Seu nome será Iehoshua.”

Iehoshua – vem bendito rei dos reis – é o nome de Mashiach, a saber, aquele que tem poder para salvar.

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