Visão

“Visão de Ishaiahu (isaías), filho de Amós, que ele teve a respeito de Ihudah (judá) e Ierushalaim (jerusalém), nos dias de Uziahu (uzias), Iotam (jotão), Achaz (acaz), e Ichizkiahu (ezequias), reis de Ihudah.

Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque יהוה tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram יהוה, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.” 1

 

Ao começar a ler o livro do profeta Ishaiahu, observamos que ele teve uma visão, uma revelação.

Visão da corrupção do povo escolhido por Elohim (Deus), Israel.

O povo estava em acentuado declínio espiritual, estava em rebeldia para com Elohim. Entretanto, o mais interessante na visão de Ishaiahu é que Israel não se dava conta de sua condição reprovada diante de יהוה, pois, o texto continua ainda no primeiro capítulo, relatando que os Israelitas estavam ofertando a Elohim, indo ao templo, guardando o shabat (sábado), achando que estava tudo bem, porém, Ishaiahu é chamado pelo Senhor para revelar ao povo as suas transgressões e denunciar sua falta de sinceridade diante de Elohim, o profeta diz que o Senhor não estava no meio deles e nem mesmo que eles multiplicassem as orações, agradariam ao coração de יהוה.

 

“Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, os shabatot (sábados), e as reuniões de culto, não posso suportar a presença do crime na festa religiosa.

As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” 2

 

É exatamente esta a visão que teve o profeta. A revelação foi dada a Ishaiahu, não para que ele somente intercedesse pelo povo mas, principalmente, para que ele pregasse o arrependimento, para que ele proclamasse a Verdade.

Falar a verdade, por mais dura que seja, é a maior prova de amor que um mensageiro pode dar.

Ishaiahu não denunciava a rebeldia do povo para deixá-los sem esperança. Pelo contrário, ele fez isso porque יהוה queria restaurar Sua comunhão com Israel.

 

Vós que sois líderes e estais lendo esta carta, não penseis que Ishaiahu foi enviado aos de fora. Não, ele foi enviado a pregar o arrependimento ao ‘povo de Elohim’.

A mesma situação está acontecendo em nossos dias. Multiplicam-se as pessoas que se dizem escolhidas, elas enchem os templos, trazem ofertas, mas não são sinceras diante de Elohim. Não buscam a glória que vem do Elohim vivo, não tem interesse pelo Reino de Elohim, não trazem a mensagem da cruz, não se importam com a desigualdade social, querem mesmo é continuar tendo o reconhecimento humano e continuar com suas pregações terrenas.

O mais vergonhoso é que os homens tidos pelo povo como profetas são os que estão mais corrompidos. Não enxergam a miséria espiritual do povo porque eles próprios estão cegos. Não receberam a Visão, pregam o que o povo gosta de ouvir e não o que o povo precisa ouvir, não condenam a indisciplina espiritual porque temem a reação dos que se dizem escolhidos, temem perder o louvor dos homens, temem serem perseguidos.

Deve ser por isso que não existe perseguição no Brasil. Na verdade alguns pastores até são perseguidos pela justiça dos homens como bandidos e não como homens de Elohim.    ( I Pedro 3: 14-16 ).

 

 

Irei relatar agora a visão que יהוה me concedeu para que eu trouxesse a Assembléia. Após Ele ungir com colírio meus olhos, pude enxergar o que antes eu não via.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a Congregação.

 

“E ao anjo da assembléia que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amén, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Elohim: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às congregações.” 3

 

Homens com os olhos voltados para o mundo, enxergam apenas o natural. Por viverem muito bem nesta terra, com todo conforto e provisão do que é perecível, acham-se ricos, dizem de si mesmos que estão enriquecidos e que de nada têm falta. Mas יהוה diz que são desgraçados; ou seja, não possuem a Graça de Elohim, o Espírito de Elohim, o Consolo de Elohim; são miseráveis, pois, o único motivo pelo qual o homem pode se gloriar é o de ter a Graça de Elohim, mas eles não têm.

São pobres, pois, enxergando somente o natural, buscando o que é perecível, deixaram para trás os tesouros celestiais, os dons do Espírito Santo, as revelações de Iehoshua Hamashiach; não enxergam nada, não conseguem discernir coisa alguma. São conduzidos pelo diabo e pensam que é Elohim quem os conduz, cegos. Ao invés de se vestirem de branco praticando a justiça que Mashiach (Messias) ensinou em favor dos pobres, doando, dividindo o que possuem, praticam atos em favor do próximo que são como trapos de imundície e, portanto, permanecem nus.

 

Percebei que esta repreensão de יהוה é para a Congregação. O Senhor diz estar do lado de fora da congregação. Esta Palavra dura tem que ser anunciada, pois, o Espírito diz que repreende e castiga a todos quantos ama.

Vós que sois líderes e não tendes coragem de repreender o povo, isto pode ter apenas dois motivos: Ou vós estais cegos, precisais comprar do Senhor colírio para ungir vossos olhos, ou amais mais os aplausos do que as ovelhas de Mashiach.

Repreender é amar, zelar pela salvação.

 

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Elohim, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. “ 4

 

Lendo tal texto percebemos claramente que este é o quadro do mundo. No primeiro capítulo da Carta de Shaul (paulo) aos Romanos, é descrita uma situação universal mas, o texto acima, descreve a falsa piedade das pessoas nos últimos tempos dentro dos templos, no cristianismo – mais amigos dos deleites do que amigos de Elohim, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela – Reparai! Lede os textos anteriores e percebei que quem tem aparência de piedade são os que estão dentro dos templos, em casas ‘evangelizando’ e nos púlpitos pregando. Todavia, são mais amigos dos prazeres que de Mashiach, negam o poder do Palavra, ensinam outras doutrinas, artimanhas dos homens, linguagem de bajulação.

 

E onde estão os profetas?  Onde está a Voz da Profecia?

 

Um pouco mais adiante, na mesma carta cujo trecho está descrito acima, Shaul nos orienta em como proceder cientes da Verdade e também nos revela o que está acontecendo com os pregadores de hoje.

 

“Conjuro-te, pois, diante de Elohim, e do Senhor Iehoshua Hamashiach, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreendas, corrija, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias cobiças. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se para as fábulas.

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um divulgador da Palavra, cumpre o teu ministério.” 5

 

Tu, irmão que lê esta mensagem, sê sóbrio, principalmente quem é mais maduro na fé. Estamos vivendo os últimos dias, cada vez mais o Amor se esfria.

Para presenciarmos mais do agir de Elohim em nossos dias é necessário que os profetas falem a Verdade, por amor as pessoas.

 

Os pastores deste século, em sua maioria, pregam apenas vitória, benção, conquista, riquezas, realização pessoal, tudo nesta vida, neste mundo. Examinemos o que diz o Mestre:

 

“E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. E dizia abertamente estas palavras. E Kefa (Pedro) o tomou à parte, e começou a repreendê-lo.

Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Kefa, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satan; porque não compreendes as coisas que são de Elohim, mas as que são dos homens.

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e da mensagem, esse a salvará.

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?

Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” 6

 

É profundo o que יהוה diz. Se não é isso que vos pregais, é porque tendes vergonha da mensagem, da Palavra de יהוה.

Para que o grão de trigo germine e dê fruto é necessário primeiro que ele morra. Assim também somos nós. Se não morremos para esta natureza terrena – avareza, orgulho, soberba, vaidade, egoísmo, covardia… -, é impossível produzir fruto segundo a vontade de Elohim.

Achamos estar produzindo fruto, pois, as reuniões nos templos ficam cheias, culto de jovens fica lotado, porém, comece a falar a Verdade nos púlpitos e aí sim você verá a realidade, quantos irão querer a Verdade.

A mensagem pregada aos jovens de hoje não é nem parecida com a que foi pregada ao jovem Timóteo.

 

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” 7

Este jovem aprendeu então que o descanso viria, não pelas conquistas terrenas, mas quando aprendesse a ser humilde de coração.

 

Quantos são os que estão dentro das congregações e não tem descanso algum.

Não querem servir a Mashiach, querem mesmo é serem servidos.

Não querem ser pobres de espírito, deixar para trás as ambições terrenas e ganhar a Mashiach.

Seus líderes lhes incentivam a correr atrás dessa coroa corruptível, do pão que perece, e assim, ficam cada vez mais cansadas e sobrecarregadas. E o pior é que já estão inseridas nas congregações.

 

“Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Mashiach, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.” 8

 

“Portanto, se já ressuscitastes com Mashiach, buscai as coisas que são de cima, onde Mashiach está assentado à destra de Elohim. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Mashiach em Elohim.

Quando Mashiach, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.” 9

 

“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Iehoshua Hamashiach, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.” 10

 

Amados, para concluir como começamos, voltemos a Visão de Ishaiahu.

יהוה não queria condenar o povo. Se assim fosse não haveria Amor na mensagem, mas como Elohim é rico em misericórdia e o objetivo de יהוה é que o povo volte a sensatez, que se converta sinceramente, então o profeta diz:

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, vamos refletir juntos, diz יהוה: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca de יהוה o disse.” 11

 

Graças a Elohim pelo profeta. Fala a verdade por amor porque a repreensão segundo Elohim provoca o arrependimento, a conversão sincera.

Imagina se Ishaiahu tivesse dito ao povo “paz, paz, vocês alegram a Elohim. O simples fato de vocês terem vindo ao templo já mudou suas vidas. Suas ofertas são aceitas por יהוה…” seria pecado, maior que o do povo. Falaria o que יהוה não ordenou.

 

Após יהוה nos dá a Visão, temos o dever de alertar o povo.

Alertar também os pregadores, aqueles que pregam e vivem outra mensagem, uma mensagem material, corrompida.

 

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo dos céus vos anuncie outra mensagem além da que já vos tenho anunciado, seja amaldiçoado.

Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outra mensagem além da que já recebestes, seja amaldiçoado.” 12

 

‘Lavai-vos, arrependei-vos, revesti-vos de Mashiach, buscai a glória de Elohim e não a dos homens, deixai as campanhas que induzem o povo a buscar riquezas corruptíveis, voltai vossos olhos para o Reino de Elohim, obedecei a Mashiach.

Quem tem duas casas doe uma, se vossa casa vos parece muito boa, vendei-a e comprai uma mais simples, se vos incomodares com vosso próprio conforto, saí de vossa casa para levar a mensagem da cruz adiante. Aja de acordo com a medida de fé que Elohim vos deu mas aja. Um dia isso vos será cobrado, e a quem muito foi dado, muito será cobrado. יהוה é justo e Ele há de exercer sua justiça naquele Dia.

Tendes um carro importado, vendei-o e comprai um que seja mais barato, com a sobra abençoai um irmão. Se vos sentir incomodados com o conforto de vosso carro, vendei-o e passai a vos locomover de ônibus, ou a pé como fazia o Senhor.’

“Já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?

E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.” Lucas 3: 9-11.

 

Lembrai-vos de que tudo passa e somente a Palavra de Elohim permanece eternamente. Dai menos importância ao vosso trabalho, a vossa família, ao vosso lazer.

 

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Elohim, o selou.” 13

 

‘Ajuntai tesouros nos céus.’

Esta breve peregrinação decidirá toda eternidade.

 

Esta é a forma de preparar o caminho para o retorno do Rei.

Quando a verdadeira e única mensagem for pregada, então virá o fim.

 

Ora, vem Senhor Iehoshua!

 

יהוה vos abençoe.

 

“Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

E esta mensagem do reino será pregada em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” 14

1 – Ishaiahu 1:1 – 4.
2 – Ishaiahu 1: 12 – 15.
3 – Apocalipse 3: 14 – 22.
4 – II Timóteo 3: 1 – 5.
5 – II Timóteo 4: 1 – 5.
6 – Marcos 8: 31 – 38.
7 – Mateus 11: 28 e 29.
8 – Filipenses 3: 17 – 19.
9 – Colossenses 3: 1 – 4.
10 – Romanos 16: 17 – 19.
11 – Ishaiahu 1: 16 – 20.
12 – Gálatas 1: 8 – 10.
13 – Iochanan 6: – 27.
14 – Matitiahu 24: 10 – 14.

contact@comentarioasescrituras.com