Carta à Congregação dos últimos dias

Carta à Congregação dos últimos dias; força e coragem na virtude do Espírito Santo, pelo poder do nome do Senhor Iehoshua e Shalom pela graça de Adonai, יהוה dos Exércitos.

 

Consternado pelos acontecimentos presentes e consciente das coisas que em breve estão por vir é que escrevo, afim de sentir-me menos envergonhado diante de meu Senhor por entender o quão insatisfeito Ele está com sua Congregação.

Quanto mais me aprofundo no estudo e recebo entendimento das Escrituras Sagradas mais percebo o quanto estamos distantes do alvo, prosseguindo em uma rota que passa longe do objetivo.

Sei que nunca, desde o começo da caminhada do homem com יהוה Adonai, foi tão necessário que ocorresse uma conversão. Esta conversão só pode ser atingida através de uma consciência e de um arrependimento genuínos do caminho que temos seguido para então sermos endireitados para rota certa rumo ao centro do alvo.

 

O Livro da Revelação afirma que existem sete tipos de Congregações.

Isto é representado pelas várias Congregações que existem hoje, no mesmo período de tempo. Representam sete tipos de crentes em Iehoshua Hamashich, como também representam sete períodos da vida do Corpo de Mashiach (Congregação) na terra ao longo dos anos desde a ressurreição do Senhor até o dia em que o Senhor virá buscá-la.

Dentro desta terceira perspectiva, vivemos o período representado pela Congregação de Laodicéia, e portanto o Senhor Iehoshua não está dentro da Congregação, mas fora, batendo na porta.

As reuniões não O agradam, nem as ofertas, nem o canto dos louvores, nem os congressos, muito menos os aplausos e tão-pouco Ele escuta as orações. Assim está escrito no primeiro capítulo do livro do profeta Ishaiahu, peça ao Senhor para ungir com colírio os teus olhos.

O povo está sem entendimento e também não há quem os ensine, pois os que estão à frente se enganaram e se perderam em suas próprias vaidades.

A Profecia se cumpre várias vezes ao longo do tempo. A Profecia começa a se cumprir desde quando é proclamada e continua se cumprindo durante o passar dos anos tendo por objetivo final, seu cumprimento no fim dos dias, durante a grande tribulação. Várias Profecias estão se cumprindo neste tempo e é através delas que devemos entender o que está acontecendo e qual é o objetivo de יהוה.

É a Palavra de יהוה o rochedo no qual estou firmado e passarei, a partir de agora, a evidenciar com a Escritura tudo o que escrevo.

Avalie o que você está lendo, peça יהוה Adonai discernimento para isso, permita-se ser conduzido e instruído pelo Espirito Santo, pois “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo.1”

 

É demais realmente, esperar que a Congregação enxergue quão perdida e afastada está do Redentor, e quão grande é a sua miséria apesar de alta ser a sua soberba, pois pensa estar prosperando e estar recebendo bênçãos quando na verdade está despida e deixando à mostra toda a vergonha da sua nudez.

“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.”2

Em uma mesma congregação existe uma diferença terrível em relação a qualidade de vida dos membros. Enquanto uns moram em casas de luxo, comem o que há de bom e de melhor, possuem carros de luxo, usam roupas luxuosas e fazem viagens a passeio constantemente, para sítios, pousadas, praias e para Terra Santa , outros, próximos a estes, da mesma congregação, vizinhos de bairro,  vivem em barracos ou até mesmo na rua, acreditem, boa parte da Assembléia de יהוה vive na rua (é o que diz a parábola do grande banquete – Lucas 14: 16-24), como também andou o Senhor que disse: “As raposas têm covis, e as aves dos céus têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.”3

Esses irmãos passam dificuldade para alimentar seus filhos, e quando suas necessidades básicas são supridas, o são apenas com o necessário, eles andam a pé, alguns de ônibus quiçá com um veículo próprio porém simples. Trabalham e trabalham para os ricos apenas para poderem sobreviver, e os crentes do presente não os enxergam apesar de estarem na frente, ao lado e atrás de cada um de nós.

No começo da Assembléia “era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Iehoshua, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.”4

 

Ai de vós que vivem nesta terra com mais que o necessário, pois estes e não somente os milionários é que são considerados ricos diante de יהוה Adonai, porém, ricos em más obras.

“Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

O rico e o pobre se encontram; a todos Adonai os fez. Qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando יהוה lhe arrancar a sua alma? Porventura יהוה ouvirá o seu clamor, sobrevindo-lhe a tribulação? Rico se deita, e não será recolhido; abre os seus olhos, e nada terá. Pavores se apoderam dele como águas; de noite o arrebata a tempestade. O vento oriental leva-o, e ele se vai, e varre-o com ímpeto do seu lugar. E יהוה lançará isto sobre ele, e não lhe poupará; irá fugindo da sua mão. Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.”5

Atenção Congregação: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Adonai.”6

Os bens do rico, ou seja, daquele que possui mais que o suficiente, o impedem de amar verdadeiramente e o escravizam no engano. “Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe fechar o coração, como estará nele o amor de Adonai?”7 No entanto é óbvio que essa hipocrisia não é admitida pela Congregação.

“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.”8

Apenas יהוה conhece os corações, e Ele realmente conhece. Portanto reflita bem meu irmão, porque “sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é יהוה do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Adonai;”9

Para você que vive acumulando e já tem muito mais que o necessário para peregrinar humildemente por esta terra, resta me ainda dizer-te: “Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.”10

 

Entende de uma vez a oferta que deseja יהוה: “Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes. Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão, mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; como está escrito: O que colheu muito, não teve sobra; e o que pouco colheu, não teve falta {Shemot (Êxodo). 16,18}.”11

Não fique preso a nada; firme-se na Verdade, faça por Amor. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque יהוה ama ao que dá com alegria.”12

“E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”13

Não se torna bem-aventurado de uma hora para outra, pois segundo a Mensagem tudo se faz com perseverança “aquele que perseverar até ao fim será salvo,”14 é necessário primeiro desejar ser bem-aventurado, depois buscar ser bem-aventurado e então o Espírito Santo vai fazendo a obra.

Ser pobre de espírito é se esvaziar de si mesmo. É não ter primazia em fazer as próprias vontades. É escolher não viver para si mesmo e abrir mão de realizar os próprios sonhos e desejos neste mundo, tendo por esperança o que יהוה tem preparado para aqueles que O amam.

É o oposto do que acontece nestes dias, é o contrario do espírito altivo que está em Laodicéia.

Buscando esta bem-aventurança, se vai vivendo de forma cada vez mais simples neste mundo e de forma cada vez mais nobre do Reino dos Céus.

 

Ai de vós que estão a frente, dos que sobem no palanque e persuadem a Assembléia a seguir um caminho contrário ao caminho da vida. Ai do “insensato profere loucuras e seu coração dá-se ao mal; comete impiedades, forma sobre יהוה conceitos errôneos, deixa o faminto queixar-se de sua miséria, priva da bebida àquele que tem sede.”15

“Pois bem! Eis o que diz יהוה: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo. Vêem só visões disparatadas, só fazem predições enganosas, eles que dizem: Assim diz יהוה! quando יהוה não os enviou; e, todavia, esperam a realização de sua palavra. E, por isso, eis o que diz יהוה: porque proferis Palavras enganadoras e tendes visões mentirosas, eu vou castigar-vos – diz יהוה”.
16

Cobrem com gesso (vaidades / falsa boa aparência) o muro (de Ierushalaim, símbolo da Congregação), ao invés de consertar as rachaduras e fortificá-lo para o dia da tempestade.

“Porquanto abusam do meu povo, dizendo: Tudo vai bem, quando tudo vai mal. Quando o meu povo constrói um muro, ei-los a cobrirem-no de gesso.

Dize pois àqueles que põem esse gesso: este muro vai cair. Vai haver um aguaceiro, vai cair saraiva grossa, vai desencadear-se uma tempestade; e o muro vai rachar.”17

Ai também de vós que dizem ser da Assembléia e na verdade “é um povo rebelde, são filhos mentirosos, filhos que se recusam a ouvir as instruções de יהוה. E dizem aos videntes: Não vejais, e aos profetas: Não nos anuncieis a verdade, dizei-nos coisas agradáveis, profetizai-nos fantasias. Afastai-vos do caminho, retirai-vos da vereda, deixai de colocar-nos sob os olhos do Santo de Israel.”18  – Eia, nós fomos avisados: “virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.”19

“Por isso, eis a réplica do Santo de Israel: Visto que rejeitais esta advertência, para fiar-vos de meios tortuosos e perversos, e procurar aí vosso apoio, acontecerá para vós, por causa desse crime, como uma fenda que forma saliência numa muralha elevada: de improviso e num instante sobrevém o desabamento; quebra-se como um pote de barro despedaçado sem piedade, de modo que os destroços não ofereçam sequer um caco para apanhar brasas no fogão ou tirar água da cisterna.”20

 

Precisamos nos arrepender e nos converter verdadeiramente a יהוה.

 

“Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva”21 (ajudai o pobre, o necessitado, o oprimido e o desamparado).

“Assim, pois, cessai de zombar para que vossos grilhões não se apertem, porque eu ouvi uma sentença de ruína por ordem de יהוה dos exércitos contra toda a terra.”22

 

Referência bíblica:

– 1: Revelação 3: 19

– 2: Revelação 3: 17, 18

– 3: Matitiahu 8: 20

– 4: Atos 4: 32 – 35

– 5: Matitiahu 19: 23 / Provérbios 22:2 / Iov 27: 8, 9,

19 – 22 / Iaacov 1:9-11

– 6: Matitiahu 19: 24

– 7: I Iochanan 3: 16, 17

– 8: I Iochanan 3: 18

– 9: I Iochanan 3: 20, 21

– 10: Lucas 12: 33 – 40

– 11: II Coríntios 8: 11 – 15

– 12: II Coríntios 9: 7

– 13: Matitiahu 5: 2, 3

– 14: Matitiahu 24: 13

– 15: Ishaiahu 32: 6

– 16: Iechezkiel 13:13, 6, 8

– 17: Iechezkiel 13: 10, 11

– 18: Ishaiahu 30: 9  – 11

– 19: II Timóteo 4: 3, 4

– 20: Ishaiahu 30: 12 – 14

– 21: Ishaiahu 1: 17

– 22: Ishaiahu 28: 22

contact@comentarioasescrituras.com